A pele oleosa é um motivo de preocupação e descontentamento para homens e mulheres de diferentes idades a partir da puberdade, uma vez que afeta a aparência e constitui um problema difícil de ser controlado. Diferentes regiões dos corpo apresentam diferentes concentrações e atividade de glândulas sebáceas, resultando em áreas mais ou menos oleosas.
Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele se torna gordurosa e brilhante, ocasionando ainda a dilatação de poros. A oleosidade pode ser de origem genética ou ser ocasionada por desequilíbrios hormonais ocasionais. Causas externas, como uso de produtos inadequados, falta de higiene, alimentação gordurosa ou até mesmo ambientes quentes e mal ventilados podem contribuir para o seu surgimento.
Ligada ao cabelo, couro cabeludo e axilas
Ligada aos poros, costas, testa e antebraços.
Ligada aos poros visíveis, narinas, bochecha e queixo
O excesso de sebo é uma das principais razões para a o surgimento da acne, uma doença de pele frequente em adolescentes, mas que também acomete adultos, principalmente mulheres, causando o surgimento de cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes. Ela pode também estar relacionada a fatores hereditários, alterações hormonais, estresse, alimentação ou uso de medicamentos.
A acne ocorre quando os folículos sebáceos ficam obstruídos pelo excesso de sebo e de células mortas da pele. Com a obstrução, os folículos podem se manter fechados, formando espinhas, ou abertos, formando cravos. Esses folículos inflamados ficam vermelhos e salientes, normalmente formando pus. Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das pústulas (espinhas), sendo a bactéria Propioniumbacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
1
O canal é obstruído por células mortas e bactérias.
2
O sebo produzido se acumula no poro, iniciando um processo inflamatório.
3
A infecção bacteriana evolui com a colonização das bactérias Propionibacterium acnes.
4
A ruptura do folículo com fluido (pus e sangue) pode formar espinhas ou cravos.
A pele oleosa requer, uma rotina apropriada
e diária de tratamento, incluíndo:
Limpeza
Aplicação de loções tônicas ou adstringentes
Aplicação de hidratantes
Cosméticos com atividade anti-seborreicos
Fotoprotetores adequados a pele oleosa
Assim como a pele oleosa, a pele acneica requer uma rotina
diária de cuidados e tratamentos, incluindo:
Limpeza
Aplicação tônicos e fluídos que previnem a acne
Aplicação de produtos com ação secativa e cicatrizante
OILY SOLUTION
A linha Oily Solution da Adcos proporciona o controle imediato e duradouro da oleosidade, ação antibrilho e redução de poros, com fórmulas sem óleo e não comedogênicas que reduzem a possibilidade de acne e efeito rebote da oleosidade.
ACNE SOLUTION
A linha Acne Solution possui em sua fórmula ativos concentrados que agem na pele, controlando os fatores que causam a acne e prevenindo as marcas e o seu reaparecimento.